Quando Sai o Local de Prova ENEM 2019 — Como Saber no INEP

Todos os anos milhões de estudantes brasileiros se mobilizam para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), muitas são as preocupações em relação a este exame, sendo que uma das principais diz respeito de quando sai o local de prova ENEM 2019, que é fundamental para garantir que o estudante possa realizar as provas e possa tentar alcançar boas notas.

Um dos motivos para realizar o exame é a oportunidade de conseguir utilizar a nota das provas como forma de ingressar em uma boa universidade.

Portanto, nas próximas linhas deste artigo importantíssimo para quem deseja prestar o ENEM, nós vamos falar tudo que é necessário saber sobre o exame, com especial atenção para como consultar o local de prova ENEM. Preste muita atenção!

O que é o ENEM 2019?

A primeira coisa que o estudante que deseja prestar o Exame Nacional do Ensino Médio precisa saber é como funciona a Prova do ENEM, entendendo seu mecanismo e distribuição das questões e dos conhecimentos.

Atualmente, a Prova do ENEM é feita em dois domingos, facilitando em muito a vida dos estudantes que prestam este importante exame, e permitindo uma semana de descanso entre uma data e outra.

Quando Sai o Local de Prova ENEM 2019

Para entendermos a Prova do ENEM, nós precisamos entender que há cinco tipos de cadernos de prova que são distribuídos aos estudantes: amarelo, branco, azul, cinza e rosa, e todos têm as mesmas questões, sendo que o muda de um para o outro é a ordem destas questões.

Os cadernos serão distribuídos aos estudantes nos dias das provas já com os nomes impressos, bem como os respectivos gabaritos para que eles possam colocar as respostas às respectivas questões.

No primeiro domingo de aplicação de Prova do ENEM 2019, os estudantes terão de resolver um total de 90 questões, que estão divididas da seguinte maneira: 45 questões de Ciências Humanas e Suas Tecnologias e 45 questões de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias.

A tão temida e importante redação do ENEM, que consiste em um texto dissertativo-argumentativo, será feita pelos estudantes no primeiro domingo de aplicação de prova também.

No segundo domingo de aplicação de Prova do ENEM, os estudantes irão resolver mais 90 questões, que estão divididas da seguinte forma:

  • 45 questões de Matemática, Códigos e Suas Tecnologias;
  • 45 questões de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias.

Em Ciências Humanas e Suas Tecnologias, o estudante responderá questões das seguintes disciplinas:

  • História;
  • Geografia;
  • Sociologia;
  • Filosofia.

Enquanto que em Linguagens, as questões serão de:

  • Língua Portuguesa;
  • Literatura;
  • Gramática;
  • Interpretação de Texto;
  • Também terão questões de Artes.

Em Matemática, o estudante responderá questões de Matemática e de Lógica, enquanto que em Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, responderá questões de Biologia, Química e Física.

Quando sai o Local de Prova do ENEM 2019

Informação mais do que importante, o Local de Prova ENEM poderá ser consultado pelo estudante sempre que possível através da página do participante seguindo o passo a passo abaixo:

Quando Sai o Local de Prova ENEM 2019


Passo 1: Acesse o site www.enem.inep.gov.br.


Passo 2: Nesta página, o estudante poderá ter acesso a este item tão importante informando o seu número de CPF e a senha que foi gerada no cadastro que foi feito no momento da inscrição para participar do ENEM.


Passo 3: Assim que o acesso à página do participante do ENEM for acessada corretamente, após informar o que foi solicitado, o estudante já poderá visualizar o endereço do Local da Prova do ENEM.


Mas será importante que o estudante candidato saiba que o Local de Prova do ENEM também está impresso no cartão de confirmação, que deverá ser guardado com muito carinho, pois será fundamental, inclusive nos dias de realização das provas.

A informação referente quando sai o Local de Prova do ENEM é muito importante, especialmente por permitir ao estudante que irá participar do exame se programar para não se atrasar nos dias de realização da prova.

Planejamento será fundamental, e para evitar qualquer tipo de atraso que poderá ser fatal, já que os portões são fechados às 13 horas (horário de Brasília), e se o estudante não chegar antes deste horário, ele não poderá realizar a prova.

A recomendação aqui fica por conta de procurar inserir o endereço no Google Maps, salvando uma rota que seja mais fácil, evitando qualquer tipo de transtorno, e procurando sair bem antes do horário, para evitar problemas.

Como alterar o Local de Prova do Enem

Alguns imprevistos podem ocorrer quando você está prestes a participar do Exame Nacional do Ensino Médio e na grande maioria das vezes os candidatos precisam alterar o local de prova Enem. Mas a dúvida principal é a de como fazer esta alteração, e neste tópico ela será esclarecida.

Antes de começar é preciso entender que este procedimento deve ser feito durante o período de inscrições, pois é quando o INEP ainda consegue organizar o número de participantes de acordo com cada local de prova. Além disso, as folhas de prova e de gabarito são elaboradas com o nome de cada inscrito e enviada para a instituição de ensino informada no cartão de confirmação.

O procedimento para alterar o local de prova do Enem é muito simples. Basta acessar o endereço que disponibilizaremos abaixo e selecionar a opção “b. alterar inscrição”, realizar o login, selecionar o novo local e salvar as novas informações.

  • http://enem.inep.gov.br/alterar-local-da-prova.html

Este procedimento deve ser feito o quanto antes, pois caso o período de inscrições seja fechado, a primeira opção de local de prova escolhida será validada e enviada para o seu cartão de confirmação. Portanto, mantenha-se atento à todos os prazos do Exame Nacional de Ensino Médio.

Página do Participante ENEM

Caso o estudante tenha perdido a senha da página do participante do ENEM, ele poderá recuperá-la por meio de um procedimento simples e rápido, que começará acessando a área do participante no site do INEP, seguindo as instruções abaixo:

Quando Sai o Local de Prova ENEM 2019


Passo 1: Acesse o site através do endereço: http://enem.inep.gov.br/participante/#/inicial.


Passo 2: O estudante deverá clicar na opção “página do participante”, para depois, clicar em “Esqueci minha senha”, sendo direcionado para uma página na qual será necessário informar o CPF, informar a data de nascimento, o nome da mãe (caso tenha cadastrado) e escolher um estado (UF).


Passo 3: O estudante escolherá também o município de residência e digite a nova senha, que precisa ter de 6 a 8 caracteres. Após isto, ele confirmará esta senha e escolherá a figura correspondente para finalizar o processo.


Quando sai o Enem 2019 local de prova é onde os participantes passarão horas para realizar os exames, esperamos que tenha aprendido a consultar o local da sua prova para não existir futuros problemas. Boa sorte e bons estudos!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.4
Total de Votos: 5

Quando Sai o Local de Prova ENEM 2019 — Como Saber no INEP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *