Quando sai o local de prova Enem 2020 → Veja como consultar

As provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) dão acesso a universidades particulares e algumas universidades públicas do país e também para algumas universidades do exterior, como em Portugal, sem a necessidade de realizar um vestibular específico.

Além disso, permite a aplicação em programas de bolsa de estudo como o FIES e o Prouni. De forma sucinta, este exame mede o nível de ensino das escolas e o aprendizado dos alunos que irão ingressar o ensino superior ou irão para o mercado de trabalho.

Qualquer pessoa pode se inscrever para realizar o exame, desde que tenha completado o ensino médio. É necessário também pagar uma taxa de inscrição, mas é possível pedir a isenção (veja aqui como pedir) em casos de baixa renda comprovada.

Se você não realizou o exame nos anos anteriores, mesmo tendo completado o ensino médio, você precisa justificar sua ausência. Fique atento aos prazos divulgados no site do Inep para fazer a inscrição no exame e para justificar sua ausência.

As provas do ENEM são geralmente aplicadas durante dois dias, normalmente aos finais de semana, do mês de novembro de cada ano. As questões são divididas pelas áreas do conhecimento, sendo questões de múltipla escolha, e também uma redação. O conteúdo é dividido em:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

É importante que você leia o edital para ficar ciente de qualquer alteração que tenha ocorrido no ano que você realizará o exame, desse modo, também devem estar no cartão de confirmação do Enem 2020.

Para não perder esta oportunidade, muitas pessoas já estão se programando para prestar o Enem em 2020. As provas são realizadas em locais diferentes para cada aluno, pois são estabelecidos de acordo com o endereço de sua residência. Portanto é necessário ficar atento à divulgação do local e horário.

Documentos ENEM 2020

Previsão de divulgação dos locais de prova Enem 2020

localizacaoEm geral o local e horário da prova é informado pelo cartão de confirmação que é individual e enviado aos inscritos algumas semanas antes da prova. A divulgação é feita pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira– e geralmente é feita no mês de outubro, pouco antes do dia das provas.

Siga os passos abaixo para verificar as informações sobre o local:

  1. Acesse o site do Inep pelo link enem.inep.gov.br;
  2. Informe seu número de CPF e senha de cadastro que você preencheu no momento da inscrição no ENEM;
  3. Você terá acesso a sua página de informações. Clique em “Local da Prova do ENEM”;
    Confirmação Local de Prova ENEM 2020

Agora que sabe como ter acesso ao seu cartão, fique atento à divulgação que ainda irá acontecer. É possível também acompanhar a sua inscrição e as atualizações do Inep pelo aplicativo.

Aplicativo ENEM 2020

Tenha consciência de que será preciso se programar para não chegar atrasado. Portanto, se possível, faça uma visita ao local antes do dia prova para ter noção da distância.

Lembre-se de que deve haver muito mais trânsito do que de costume nesta data. Desse modo, procure chegar com, no mínimo, uma hora de antecedência para que possa encontrar sua sala com calma e tenha tempo para se concentrar. Os portões abrem às 12h se fecham às 13h (horário de Brasília).

É possível também trocar o local da sua prova caso tenha ficado muito fora de mão, mas é preciso obedecer ao prazo para troca estabelecido pelo INEP, que normalmente é em alguma data no mês de maio.

Para trocar, basta alterar o município ou o seu endereço, pois os locais da prova são estabelecidos de acordo com a localidade da sua residência. Se tiver dúvidas, ligue para 0800 616161.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 3

Quando sai o local de prova Enem 2020 → Veja como consultar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *