Local de Prova do ENEM 2019 — Como Consultar

Saber seu local de prova do ENEM 2019 de forma antecipada é extremamente importante. Dessa forma, você consegue se programar com antecedência e evitar atrasos.  O local de provas será informado através do cartão de confirmação algumas poucas semanas antes da prova, portanto fique atento.

O local de provas é informado pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, que é o órgão responsável pelo ENEM.

Desde sexta-feira, dia 20, já está disponível a consulta para os candidatos ao ENEM 2018. A informação sobre o local de provas pode ser encontrado no cartão de confirmação, e pode ser acessado na pagina do participante, ou através do aplicativo ENEM para smartphones.

Prova do ENEM 2019

As provas do ENEM 2019 são aplicadas em dois dias. Nesse ano, as provas serão aplicadas no mês de novembro.

A prova trabalha com temas em suas questões e é dividida por área de conhecimento, portanto a forma das questões pode ser interdisciplinar (necessitando conhecimento em mais de uma área) ou relacionado a apenas uma única matéria.

Local de Prova do ENEM 2019

Veja a divisão das áreas por conhecimento:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Redação.

Você, que deseja saber como consultar local de prova ENEM,  saiba que ele já pode ser consultado no cartão de confirmação, pela página do participante desde o dia 20 desse mês. O conteúdo do exame é baseado na grade curricular das disciplinas aplicadas durante o ensino médio.


Primeiro dia de prova

No dia quatro de novembro serão aplicadas questões relacionadas às áreas de Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e também a redação. São no total de noventa questões, 45 questões por área.

O tempo para realização de toda a prova, ao que incluir a redação, nesse ano, será de cinco horas e meia.


Segundo dia de prova

No segundo dia de provas, que acontece no dia onze de novembro, a prova terá como áreas Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática, também com 45 questões cada área, porém com cinco horas de prova.


Caderno de Provas

Todos os estudantes inscritos receberão um caderno dividido em capa, prova e a folha de resposta (cartão de resposta).

Na capa estão as Informações sobre o Enem; instruções para preenchimento do cartão-resposta, código de barras de identificação; informação sobre o número de questões e sua divisão; opção de cor a ser assinalada pelo estudante e frase de identificação para verificação ortográfica.

A Prova conterá uma folha de rascunho para a Redação e 45 questões para cada área. Atenção às questões de Língua Estrangeira na prova de Linguagens e Códigos: você encontrará questões tanto do idioma Inglês quanto do Espanhol. Preencha somente as questões de acordo com a língua escolhida.

Caso você não tenha informado seu idioma de escolha no momento da inscrição, o ENEM considerará como idioma o Inglês.

O Cartão de Respostas deve ser preenchido com caneta esferográfica na cor preta. Deve ser preenchido todo o círculo de cada questão e, qualquer rasura que impossibilite a leitura, terá a questão anulada.


Redação

É a única parte discursiva do ENEM.  Terá uma folha específica para ser transcrita a redação, e deve ser feito com caneta esferográfica na cor preta. É exigido um mínimo de sete linhas e um máximo de 30 linhas. O ENEM não exige título. Portanto, se decidir pra colocar o título, esse será contado como uma linha.

Redações abaixo do número de linhas ou em branco serão automaticamente desclassificadas. Para o tema abordado na Redação, o candidato precisa desenvolver uma Proposta de Intervenção, ou seja, apresentar uma solução para o desafio apresentado.

Observe que sair do tema, uso de palavrões e fuga da estrutura dissertativo-argumentativa anulam a prova.


Consultar Local de Prova do ENEM 2019

A informação sobre o local de prova ENEM pode ser encontrado no cartão de confirmação e pode ser acessado na página do participante. Confira como realizar essa consulta:

Local de Prova do ENEM 2019

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Passo 01: Primeiramente acesse o seguinte site www.enem.inep.gov.br;


Passo 02: Quando a página carregar, clique em “Página do Participante”;


Passo 03: Em seguida, insira o seu CPF, a senha utilizada no momento do cadastro e clique na imagem relacionada.


Passo 04: Por fim, clique em Entrar.


Como recuperar a senha da Página do Participante

Caso você tenha se esquecido de sua senha do Enem 2019 local de prova, não será possível acessar a página do participante e nem outros programas, como o SiSu. Por isso é importante anotá-la em um local seguro para você não esquecê-la.

Mas se ocorrer os esquecimento da senha não fique preocupado, para ajudá-lo nesse momento, elaboramos um passo a passo a seguir muito fácil de ser realizado.

Confira a seguir:

Local de Prova do ENEM 2019


01. Acessar a Página do Participante Inep, pelo endereço: www.inep.gov.br clique em página do participante.


02. Clique no link “Esqueci minha senha“.


03. Preencha a nova pagina aberta com todos os seus dados de acesso informados no momento de inscrição.


04. Cadastre uma nova senha e confirme.


05. Agora é só utilizar sua nova senha para acessar o portal do participante.


Alterar local de prova do Enem

Você sabia que é possível fazer a alteração do local de prova do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem? Sim, é possível, mas a mudança deve ser feito dentro do prazo estabelecido INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

O local de prova do Enem é definido de acordo com o endereço informado pelo candidato no momento da inscrição. Com o objetivo de facilitar a chegada até p local da prova, o INEP seleciona automaticamente a escola mais próxima da residência do estudante.

E para facilitar ainda mais a vida do estudante no dia do exame, o INEP organiza a dinâmica de troca do local, mas isso só pode ser feito durante o período de inscrições. Para fazer isto, o candidato deve trocar o endereço residencial no sistema.

Quando o período de inscrições é encerrado, não é mais possível fazer a troca, logo, o candidato fica impossibilitado de alterar o local de prova.

Para maiores informações sobre como mudar o local da prova do Enem, você pode obter através do telefone 0800 616161.

Horário Enem

ENEM 2019É muito importante que os candidatos fique atentos ao horário de fechamento dos portões. Infelizmente, todos os anos, muitas pessoas perdem a prova por não chegarem no horário correto.

Os portões de acesso aos locais de provas do Enem serão abertos às 12h e fechados às 13h. Os participantes devem comparecer ao local de realização das provas, se possível, até às 12h (Horário de Brasília – DF), pois desta forma não correm o risco de atrasos.

Não há perdão para atrasos. Se o candidato perder a hora e chegar após o fechamento dos portões, será proibida a entrada dele na escola, ou seja, perderá a prova.

Para o candidato que conseguir chegar no horário sem problemas, vai ser solicitado um documento de identificação válido. A partir das 13h, o participante deverá aguardar em sala de provas até que seja autorizado o início do Exame, após procedimentos de verificação de segurança.


Lembre-se de monitorar o tempo da prova, para que não faça a transcrição para o cartão de resposta com pressa. Dessa forma você evita erros e arrependimentos.

Através do nosso conteúdo, você pode conferir quando sai o local de prova ENEM 2019, basta seguir as nossas dicas. Se ficou alguma dúvida pendente deixe-a nos comentários, pois assim que possível iremos te responder. Boa sorte!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Local de Prova do ENEM 2019 — Como Consultar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *