Isenção Enem 2020 → Data, Prazo, Calendário, Como Fazer • TUTORIAL •

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 é vista como a principal e mais importante forma de ingresso de um estudante para as universidades brasileiras públicas e privadas.

O Enem 2020 é uma prova que substitui a nota do exame pelo vestibular tradicional: uma escolha das grandes melhores universidades do país.

Entenda sobre quem tem direito ao Enem 2020, como funciona a isenção das taxas de inscrição, como recorrer e quais os prazos!

Como solicitar a Isenção Enem 2020?

Para você solicitar a Isenção Enem 2020, o primeiro passo a ser dado é acessar o site oficial do Enem!

Confira as etapas a seguir e faça tudo com cuidado:

  1. Acesse: https://enem.inep.gov.br/,
  2. Na página inicial, você visualiza um cronograma com todos os passos a serem dados para se candidatar ao Enem 2020,
    Calendário ENEM 2020
  3. No menu lateral esquerdo, você encontra “Período de isenção”. Clique nessa opção para ser encaminhado até a parte do cronograma que aborda a isenção Enem 2020;
    Isenção ENEM 2020
  4. Note que a mesma só será aberta no momento em que estiver dentro de prazo da solicitação. Então, você será encaminhado para uma página em que deverá colocar os seus dados de acesso;
    Isenção ENEM 2020
  5. Verifique se você se encaixa no perfil requerido para conseguir a isenção da taxa de inscrição. Se sim, clique em “li e concordo” e depois em “confirmar;Isenção ENEM 2020
  6. Informe os seus dados pessoais e familiares para o sistema, tal como a sua situação em relação no Ensino Médio e se possui Número de Identificação Social (NIS) que comprove a sua inscrição no CadÚnico;
    Isenção ENEM 2020
  7. Após finalizar a etapa de questionário sócio-econômico confirme as suas informações e digite a sua senha para confirmar a solicitação de isenção.
    Isenção ENEM 2020

Todo o processo do Enem 2020 é realizado pelo site oficial, desde a inscrição para as provas, justificativa de ausência, até o acompanhamento de sua inscrição e solicitação de isenção de taxa.

Você pode contar com a ajuda do MEC para se preparar para as provas e se dar bem nas notas e conseguir entrar naquela universidade dos sonhos!

Se for do seu agrado, baixe o aplicativo para receber as atualizações ainda mais rápido sobre todo o seu processo no Enem 2020!

>> Veja aqui como acessar o cartão de confirmação do ENEM 2020 <<

Quem tem direito a isenção no Enem 2020

Até hoje, mais de 2,5 milhões de candidatos já solicitaram a isenção de taxa de inscrição no Enem. Muitos alunos têm o direito de pedir essa isenção na hora da cobrança da taxa de inscrição, se aplicando exclusivamente a:

  • Candidatos que estão cursando o último ano do Ensino Médio em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar,
  • Candidatos que cursaram todo o Ensino Médio em escola da rede pública ou ainda aqueles bolsistas integrais na rede privada, que apresentem renda igual ou menos que um salário mínimo e meio, por pessoa,
  • Candidatos que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica pela questão da baixa renda e que tenham Número de Identificação Social (NIS), válido e único, com renda familiar – por pessoa – de até meio salário mínimo ou renda mensal de até três salários mínimos.

Para as pessoas que atingirem nota máxima no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos Encceja do ano anterior ao exame também possuem direito de isenção da taxa de inscrição do Enem 2020.

Data e prazo de Isenção Enem 2020

Calendário ENEM 2020Levando-se em conta o calendário do Enem anterior, o prazo de solicitação de isenção do Enem 2020 irá acontecer em abril, com o resultado dos pedidos divulgados no fim do mesmo mês.

É possível solicitar recurso para que uma nova avaliação acerca do seu caso seja realizada, no prazo de uma semana após o dia do resultado. Aproveite para apresentar novos documentos para comprovar a necessidade de isenção!

A divulgação da análise do recurso da isenção da taxa do Enem 2020 demora mais uma semana.

>> Consulte aqui o seu local de prova para o ENEM 2020 <<

Como funciona o Enem 2020? Quem tem direito?

O Enem é um processo de seleção realizado anualmente e organizado pelo Ministério da Educação (MEC). Todos os estudantes do país possuem direito de realizar a prova aplicada pelo exame para terem a chance de ingresso em universidades públicas e privadas parceiras do programa.

O Enem 2020, assim como todos os outros anos, engloba quatro provas de múltipla escolha, além de uma redação.

Cada uma das provas é composta por 45 questões, englobando as seguintes áreas de conhecimento:

Ciências Humanas e suas Tecnologias

  • História,
  • Geografia,
  • Sociologia e
  • Filosofia.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

  • Química,
  • Biologia e
  • Física.

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

  • Literatura,
  • Língua Portuguesa,
  • Artes,
  • Educação Física,
  • Tecnologias da Informação e Comunicação, assim como Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol).

Matemática e suas Tecnologias

  • Matemática (Geometria e Álgebra).

A prova do Enem 2020 intenciona avaliar os conhecimentos e competências dos estudantes que estão finalizando o Ensino Médio ou aqueles que já se formaram.

>>> Veja aqui quando são divulgados os locais de prova do Enem 2020!!! <<<

A redação, vale lembrar, tem como tema algum assunto escolhido pelo MEC, que foi de grande notoriedade recentemente.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

Isenção Enem 2020 → Data, Prazo, Calendário, Como Fazer • TUTORIAL •

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *