ENEM 2019 — Inscrição, Local de Prova, Gabarito, Resultado → VEJA

Local de Prova ENEM 2019 – O ENEM alguns anos atrás, era tão pouco cobiçado. Mas tudo mudou! Hoje é considerado o programa mais importante de todos os tempos que atende a maioria da população, principalmente famílias que possuem uma renda familiar baixa, como os indígenas, por exemplo.

Logo de início da sua criação, o ENEM foi elaborado para testar a qualidade do ensino médio do Brasil. Porém, tudo foi mudando e o programa se tornou o maior vestibular do País. O programa começou a ser mais aprimorado, usando a pontuação como critério de seleção no acesso ao ensino superior, visto que, pode usar a nota para substituir o vestibular tradicional.

Hoje iremos explicar como funcionar o exame mais competitivo de todos os tempos, ENEM. Neste artigo, iremos tirar todas as suas dúvidas do programa criado pelo Ministério, se deverá realizar a prova ou não. Para que venha ficar por dentro de todas as informações necessárias do ENEM, continue lendo a baixo as dúvidas mais comentadas pelos internautas.

ENEM 2019

Normalmente a prova era realizada dois dias. Mas no ano 2017, passou a acontecer em dois domingos consecutivos, entre as últimas semanas de outubro e as primeiras de novembro.

ENEM 2019

Os assuntos normalmente que caem no exame são:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Cada matéria é composta por 45 questões, totalizando 180. Todas as questões são objetivas, de assinalar e obtendo cinco alternativas: A, B, C, D e E.

Além das questões o exame tem a redação, que é considerada a mais importante entre todas, pois, se o participante zerar a redação, infelizmente não poderá disputar nenhuma vaga. O regulamento é bastante claro. O candidato deverá tirar uma pontuação equivalente no exame para conseguir disputar a vaga desejada em determinada instituição.

Inscrição

No ENEM não há limite de idade para realizar aprova, qualquer pessoa pode se inscrever. Porém, é necessário que o participante tenha concluído o Ensino Médio para apresentar o certificado de conclusão na instituição selecionada para se inscrever no curso.ENEM 2019

Para participar das inscrições ENEM 2019, siga os passos abaixo:

  • Acesse enem.inep.gov.br;
  • Preencha todos os dados;
  • Cadastre login e senha;
  • Confirme sua inscrição.

Caso tenha concluído o ensino médio, basta apenas se inscrever, pagar a taxa (caso não seja isento), comparecer no local indicado pelo sistema no horário e dia da prova e realizar o desafio.

Pessoas que possuem capacidades especiais, como:

  • Gestantes;
  • Idosos;
  • Pessoas com deficiências;
  • Lactantes.

Podem fazer o ENEM, mas é necessário que venha solicitar atendimento especial, caso seja necessário.

Edital

ENEM 2019O Edital ENEM 2019 é de extrema importância para guiar o candidato e conscientizá-lo sobre as regras estabelecidas pelo programa.

Ou seja, esse documento, terá todas as informações necessárias do ENEM para que o participante esteja apto às políticas ou novas regras além de todos os procedimentos e requisitos necessários para participar do Exame.

Local de Prova ENEM 2019

ENEM 2019

Para consultar o local da prova Enem 2019 é completamente fácil, sem bicho de sete cabeças. Basta apenas o candidato acessar o site oficial do ENEM e clicar em “Página do Participante”. Ao colocar o CPF e a Senha, notará no cartão de inscrição Enem o endereço, instituição e a sala que realizará o exame.

Caso você tenha esquecido a senha você pode ir na opção “esqueci a minha senha” que uma nova senha será gerada e enviado pro seu e-mail cadastrado no portal do Inep Enem.

Como Estudar para o Enem 2019

Enem 2019

A prova do Exame Nacional do Ensino Médio está próximo e você não sabe ainda o que estudar? Saiba que para estudar para o exame é preciso que você tenha muita motivação e desempenho, além disso, tenham um compromisso com os estudos, desta forma, é importante que você faça como uma obrigação estudar diariamente as matérias que cairão na prova.

Antes de de começar a estudar, é necessário que você pegue o edital do Exame, veja todos os conteúdos que caem na prova, selecione as matérias para estudar e defina o seu cronograma de estudos.

Veja como funciona a estrutura da prova do Enem. Segundo o edital do Enem 2019, divulgado pelo Inep, o exame é composto por 4 provas objetivas e uma redação, saiba o que cai em cada prova.


Linguagens, Códigos e suas Tecnologias:

  • Língua Portuguesa;
  • Literatura;
  • Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol);
  • Tecnologias da Informação e Comunicação;
  • Artes;
  • Educação Física.

Ciências Humanas e suas Tecnologias:

  • História;
  • Geografia;
  • Filosofia;
  • Sociologia.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias:

  • Biologia;
  • Química;
  • Física.

Matemática e suas Tecnologias:

  • Matemática.

Sabendo disso, crie o habito de estudar de 2 a 4 horas por dia. em um local bastante organizado, pra que não ocorra distrações e acabe atrapalhando o seu conhecimento e desempenho na hora da prova.

Por fim, é importante que além de estudar por meio de livros e apostilas das principais matérias que caem na prova. É de suma importância que o candidato da prova do Enem estude por meio de editais anteriores do Exame, refazendo as questões que já caíram em provas passadas. Algumas perguntas podem aparecer repetidas, ficando assim mais fácil de você desenvolve-las.

É importante que você refaça as provas anteriores cronometrando para que você saiba qual é experiência real do Exame. Faça uma folha de respostas e preencha as questões exatamente como elas serão quando você fizer a prova. Isso pode fazer você perceber o quão longo ou curto a prova realmente será e como você vai administrar o seu tempo.

Gabarito

ENEM 2019Para consultar do gabarito ENEM oficial (Exame Nacional do Ensino Médio) estará disponível no site oficial do ENEM a Hotsite. Os Cadernos de Questões estarão disponíveis para download para que possa fazer uma breve análise de acertos.

Geralmente o sistema libera seis gabaritos e Cadernos de Questões para cada dia. Basta apenas conferir o cartão-resposta devido à cor do caderno.

Como funciona a correção?

O sistema normalmente possui dois processos diferentes de correção: as questões e a redação.

A correção das questões é realizada pelo cartão-resposta que o participante deverá pintar com a caneta preta a letra correspondente a cada item.
A correção do cartão é feita por um computador e logo em seguida, a nota é calculada.

Por sua vez, a redação, é corrigida manualmente, uma por uma, por avaliadores capacitados. A correção da redação é feita por três etapas: os dois primeiros especialistas irão avaliar cinco critérios que valem 200 pontos cada um. O terceiro especialista irá avaliar por uma banca de professores o texto desenvolvido pelo participante até chegarem a um consenso.

Resultado

ENEM 2019

Para consultar a nota do ENEM é necessário que acesse o site oficial do exame, informar o seu CPF e a senha cadastrada, selecionar a imagem escolhida pelo sistema e clicar no botão Entrar.

Se por ventura tenha esquecido a sua senha, clique em Recuperar senha e informe os dados necessários.

Professor Lucas CunhasEscrito por: Professor Lucas Cunha

Licenciado em Letras pela UFSC, Pós Graduado em Letras e Cultura pela University of Oxford e apaixonado por escrita web. Me sigam nas redes sociais:

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *