Como Consultar o Local de Prova ENEM 2019 — Passo a Passo

Milhares de participantes participarão da edição do Enem nesse ano. Entre outras informações, com consultar o local de prova ENEM 2019 é um dos mais importantes para os participantes. Uns dias antes da aplicação da prova, o INEP divulga no cartão de confirmação os locais e horários das provas.

É muito importante saber exatamente qual será o endereço que as provas serão aplicadas para não correr o risco de se atrasar. Chegar um minuto de atraso impossibilitará que os candidatos realizem o exame.

A seguir você aprenderá como consultar o local de prova do ENEM, como funciona o processo seletivo e outras informações importantes.

ENEM 2019

A prova do ENEM possui dificuldade média e é aplicada em todas as regiões do Brasil. Com a nota da avaliação, os candidatos poderão se inscrever em programas como o Sistema de Seleção Unificada (SiSu) e o Programa Universidade Para Todos (PROUNI) e, assim, concorrer às vagas em universidades públicas e privadas.

Como Consultar o Local de Prova ENEM 2019

Muita gente tem medo da avaliação sem ao menos saber como funciona a prova do Enem. Veja como é: o processo seletivo é composto por duas provas, que são aplicadas em dois domingos consecutivos (em dias definidos no calendário oficial da avaliação).

A primeira prova é composta por 90 questões objetivas de escolha múltipla, sendo composta da seguinte forma:

  • Ciências Humanas e Suas Tecnologias (45 questões);
  • Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias (45 questões);
  • Redação (um texto dissertativo-argumentativo), além da redação.

Os participantes terão 04:30 horas para concluir a prova. A segunda prova será composta por 90 questões objetivas, sendo composta assim:

  • Matemática,
  • Códigos e Suas Tecnologias (45 questões),
  • Ciências da Natureza e Suas Tecnologias (45 questões).

Os participantes terão 05:00 horas para concluir a prova.

As provas serão aplicadas em 5 cadernos diferentes, cada um representado por uma cor. A única diferença entre os cadernos é que as questões serão distribuídas de forma diferente. Os estudantes deverão consultar o gabarito de acordo com a cor de sua prova.

Como consultar o Local de Prova ENEM 2019

Conhecer o ENEM local da prova com antecedência será essencial para aprender a melhor forma de chegar ao local, possibilitando que os candidatos que programem da melhor forma possível.

Antigamente, o INEP enviava uma carta com o local da prova para a casa dos participantes. A partir de 2015, o local da prova passou a ser divulgado na própria Página do Participante.

O endereço é divulgado algumas semanas antes da aplicação da prova. Para poder consultar quando sai o local de prova ENEM 2019, siga as dicas a seguir:

Como Consultar o Local de Prova ENEM 2019


01. Entre na página do Participante (https://enem.inep.gov.br/participante/) e clique na opção correspondente.


02. Agora insira o seu CPF e a senha, além da imagem de segurança. Clique em Enviar.


03. Nesse momento será possível acessar o cartão de confirmação do candidato. Entre outras informações, nesse cartão estará contido o local em que as provas do exame serão aplicadas.


Anote o endereço em algum lugar ou, até mesmo, imprima o cartão de confirmação para ter certeza que não perderá o local da prova.

Como mudar o Local de Prova Enem

Após se inscrever para participar do Exame Nacional do Ensino Médio é preciso contar com a possibilidade de acontecer algum imprevisto que venha resultar na alteração do local de prova, mesmo que as chances sejam mínimas. E para isto o programa possui uma opção que permite que o candidato consiga alterar a localização para realizar o exame sem maiores problemas.

E se você deseja saber como funciona este procedimento, este tópico será de grande ajuda. Mas antes de começar é importante deixar claro que só é possível alterar o local de prova Enem durante o período de inscrições, que é quando o INEP está organizando o número de participantes conforme as escolas estaduais disponíveis.

Além disso, todas as folhas de gabarito e prova são feitas com o nome de cada inscrito e enviada para cada escola informada no cartão de confirmação. Para alterar o local de prova do Enem é muito simples. Todo o processo deve ser feito através do endereço:

http://enem.inep.gov.br/alterar-local-da-prova.html

Depois de acessar o site do INEP Enem que disponibilizamos acima, localize o quesito “b. alterar inscrição. Em seguida realize o login, escolha o novo local de prova e salve os novos dados.

Como este procedimento deve ser realizado durante o período de inscrições, é interessante que o candidato faça a alteração do local do exame o quanto antes, pois, caso as inscrições sejam fechadas, será definido o local escolhido a princípio no cartão de confirmação.

Senha da Página do Participante ENEM

A senha do ENEM 2019 é muito importante, pois ela deverá ser utilizada em outros programas como ProUni e o SiSu. Por isso é importante que os candidatos não a percam. Mas, caso você tenha perdido/esquecido de sua senha, não se preocupe. É possível recuperá-la de forma rápida e prática.

Para ajudá-los, elaboramos um passo a passo mostrando todas as etapas para você recuperar a senha do ENEM:

Como Consultar o Local de Prova ENEM 2019


Passo 1: Entre na página do participante através do endereço: www.enem.inep.gov.br. Espere a página carregar para visualizar todas as informações.


Passo 2: Em vez de realizar o login, clique na opção “esqueci a minha senha”. Agora será necessário informar o endereço de e-mail utilizado no momento de se inscrever no Enem. Depois de preencher o campo, clique em enviar senha.


Passo 3: Uma nova senha será enviada para o endereço de e-mail. O participante deverá anotar essa senha em um local seguro para não perdê-la novamente. Agora basta voltar a página inicial, inserir o número do CPF, a nova senha, marcar a imagem de segurança e clicar em enviar.


Passo 4:Na Página do Participante é possível trocar a senha enviada para o e-mail. A dica é utilizar uma senha que seja fácil de ser lembrada pelos participantes. Lembrando que essa senha será essencial para a inscrição de programas que ofertam vagas para universidades públicas e privadas, como a SiSu e o PROUNI.


O Enem é um dos momentos mais importantes na vida de milhões de estudantes que sonham em ingressar em uma instituição de ensino superior. Entre outras informações, saber com antecedência o local da prova será muito importante para o candidato se programar.

Leia o edital para saber o que pode e não pode levar no dia. Fique calmo e comece a responder as questões mais fáceis primeiro, caso tenha alguma dúvida sobre como consultar o ENEM 2019 local de prova é só deixar um comentário abaixo. Boa sorte!

Professor Lucas CunhasEscrito por: Professor Lucas Cunha

Licenciado em Letras pela UFSC, Pós Graduado em Letras e Cultura pela University of Oxford e apaixonado por escrita web. Me sigam nas redes sociais:

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *